sábado, 25 de abril de 2015

Aliados das dietas

Estes são os meus aliados na perda de peso. 
Vou passar a apresenta-los. 

Sementes de Chia: São compostas por Ômega 3,  a alta concentração de fibras alimentares faz da chia um aliado do emagrecimento e de uma boa digestão. São também extremamente ricas em vitaminas e minerais. 
As sementes de chia actuam de três formas distintas na perda de peso: 
    Causam saciedade: São ricas em fibras. Ao entrarem em contacto com a água, formam uma espécie de “gel” no estômago que nos ajuda a sentir mais saciados. 
   Combatem inflamações: A gordura acumulada é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. Com isso, perde-se o controlo sobre a fome ao ponto de comermos e nunca nos sentirmos satisfeitos. O Ómega 3 presente nas sementes combate este género de "inflamação", ajudando o corpo a recuperar o controlo do apetite.
Desintoxicam: A fibra regula o trânsito intestinal e limpa o organismo. Estas fibras ainda retêm parte da gordura presente nos alimentos. 
Os benefícios das sementes de chia: Reduzem o colesterol e triglicérides; controlam a glicemia; ajudam na formação óssea; previnem o envelhecimento precoce; melhoram a imunidade do organismo; auxiliam no funcionamento intestinal; eliminam as gorduras e toxinas do corpo; fornecem energia; fortalecem os músculos; previnem diabetes e doenças cardiovasculares; controlam a pressão sanguínea.
Como Consumir:
Qualquer pessoa pode ingerir estas sementes, contudo, devido ao alto teor calórico, o excesso de ingestão das sementes pode levar ao ganho de peso,como não queremos este efeito o ideal é tomar uma colher de sopa cheia que tem aproximadamente 75 calorias. 
A forma de ingerir cabe a cada um de vocês mas costumo mistura-las em iogurtes ou sumos conforme os pequenos-almoços. 

Farelo de Aveia: 
A aveia é um grão potente, rico em minerais como o cálcio e ferro, além de possuir vitaminas do complexo B e E, proteínas e fibras. Entre os demais benefícios, a aveia é capaz de promover a sensação de saciedade, melhorar o funcionamento intestinal, facilitar a digestão, controlar a pressão arterial, diminuir o colesterol e controlar quantidade de açúcar no sangue.
Como consumir: 
O ideal e indicado é comer aproximadamente 30 gramas do alimento por dia, o que equivale a três colheres de sopa. Para além disto para obter todos os benefícios da aveia é necessário beber entre cinco a seis copos de água por dia, para que não cause o efeito contrário e fique com prisão de ventre.
Gengibre: Todas as actividades realizadas pelo corpo consomem energia tal como a digestão que pode ser usada a nosso favor para emagrecer quando o que está em causa são alimentos termógenicos como o gengibre. Este tipo de alimentos são capazes de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico. Quanto mais difícil for a digestão do alimento, maior será o seu poder termogénico. As substâncias termogénicas contidas no gengibre têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura. Como já referi num post anterior, consumo gengibre em sumos de fruta naturais. A raiz do Gengibre tem um sabor amargo próximo do limão/ lima. O meu consumo diário deste alimento não excede uma colher de sopa. 
Sementes de girassol: Também ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares e cancro. Têm alto teor de fibra como as restantes e ajuda no bom funcionamento dos intestinos. 



Sem comentários :

Enviar um comentário